OI !

OI !
O i !

terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigo

Roberto Carlos_Eu quero apenas_Completo

Roberto Carlos 50 Anos - Maracanã 11/07/2009 - Amigo

DIA INTERNACIONAL DO AMIGO 20/07





Falar de amigo não é fácil afinal, tantos já passaram em nossas vidas. Alguns ainda temos contato, outros não conseguimos mais localizar.
A verdade é que amigo na realidade temos um ou outro.
Amigo de verdade, aquele pra valer mesmo.
Aquele que te critica e você sabe que é para o seu bem, esse é amigo.
Aquele que quando você está triste, sempre tem uma palavra amiga e de consolo pra te dar.
Aquele que ri com você e chora também.
Mas...não peça dinheiro emprestado, senão a amizade acaba.
Verdade !!!
Geralmente se você tem algo a oferecer como sorrisos, piadas, ouvidos, boa conversa, boa conduta, aí você tem amigos na mesma proporção.
Agora, se você tem posição social, grana a vontade, carro de luxo com motorista ou só anda de taxi, seus amigos serão chupins experimenta dizer que faliu, que perdeu tudo no jogo,......já era!
Eles irão sumindo...um a um, como que por encanto.
Muitas vezes....”Amigo é dinheiro no bolso”.
Também tem aqueles que você pensa que são amigos mas, na hora h te dão as costas e você fica meio sem rumo, sem saber o que fazer.
Tem amigo que só falamos por telefone, tem amigo virtual, tem amigo que você não vê há anos, mas, você sabe que ele está lá!
Enfim, se você tem um amigo que bom, se você não tem, faça um e seja mais feliz.
Quer ser minha amiga (o)?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ALMOÇO EM FAMÍLIA


Almoço em família às vezes é uma delícia, chega um e depois o outro, vai juntando um pouco na cozinha, outro pouco no sofá, outros na varanda e fala daqui e fala de lá.
Vai ficando todo mundo com fome e aquele cheirinho delicioso vai surgindo como que por encanto.
Às vezes não cabemos todos em uma única mesa então, formamos outra. Às vezes essa outra é mais animada que a outra então ficam perguntando o que há por aí e todos riem muito. Afinal a curiosidade matou um gato.
E chegam as comidas, ahhh...que delícia!
Após a oração de agradecimento nos fartamos de tanto comer.
Haja regime depois....
Depois da sobremesa alguém já pega pra lavar a louça enquanto a vovó faz o café fresquinho e a mulherada junta para fofocar.
Fim do almoço, ta cada um jogado prum lado mas de barriguinha cheia.
Como dizia alguém que não conheci,
“Comida no buchinho, pé no caminho”.
E com isso somos felizes!
Semana que vem tem mais................

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cocoricó - Como chove

BRASÃO DA FAMÍLIA MATRONE


Origem do nome Matrone

De fato, não é surpresa que um dos primeiros países do Oeste Europeu, depois da queda do Império Romano, a instituir sobrenomes hereditários foram empregados entre os patrícios da República de Veneza nos séculos X e XI. Como entre os romanos, onde o nome gene derivado do fundador da árvore familiar, foi adicionado ao pré- nome ou nome pessoal, também entre os venezianos, o “cognome”, “o nome de família”, foi derivado de um grande número de diversas orígens.
O sobrenome Matrone é de origem local. Sobrenomes locais ou habitacionais são aqueles que derivam de características, tanto naturais quanto físicas, do local onde o portador original viveu ou morou. Neste caso, Matrone significa, “aquele que viveu perto de um lugar onde cresciam artemísias em abundância, como deveria sua origem obsoleta palavra italiana “Matrone” significando “ Artemísia”. A artemísia é uma planta nativa da Eurásia, que tem seus ramos de flores amarelo-esverdeados e é do gênero Artemísia. Variantes do sobrenome Matrone incluem Matroni.


Brazão de Armas: Em faixa, primeira de ouro, uma águia com a face membrada, coroada no campo; segunda em faixa de vermelho e prata.

Tradução: Ouro denota generosidade e Elevação da mente. A águia tem sido o emblema do poder desde os tempos romanos e denota magnanimidade. O vermelho significa fortaleza militar. A prata denota a paz.


Timbre: A águia como nas armas.

ORIGEM: ITÁLIA

quinta-feira, 8 de julho de 2010

9 DE JULHO DIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA


No dia 9 de julho, o estado de São Paulo comemora o aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932. A data representa um marco importante na história do estado e do Brasil. O movimento exigiu que o país tivesse uma Constituição e fosse mais democrático.

Na época, Getúlio Vargas ocupava a presidência da República devido a um golpe de Estado, aplicado após sua derrota para o paulista Julio Prestes nas eleições presidenciais de 1930. O período ficou conhecido como "A Era Vargas". A Revolução Constitucionalista de 1932 representa o inconformismo de São Paulo em relação à ditadura de Getúlio Vargas. Podemos dizer que o Brasil teve quase uma guerra civil.

Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930). Alijada do poder, a classe dominante de São Paulo passou a exigir do governo federal maior participação.

Como resposta, Getúlio Vargas não apenas se negou a dividir poder com os paulistas como ameaçou reduzir seu poder dentro do próprio estado de São Paulo, com a nomeação de um interventor não paulista para governar o estado. Os paulistas não aceitaram as arbitrariedades de Getúlio Vargas, o que levou ao conflito que opôs São Paulo ao resto do país.
Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, o MMDC
Vários jovens morreram na luta pela constituição. Entre eles, destacam-se quatro estudantes que representam a participação da juventude no conflito: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, o célebre MMDC. O movimento marcou a vida de outros milhares de paulistanos e brasileiros.
Governistas X constitucionalistas
No dia 9 de julho, o Brasil assistiu ao início de seu maior conflito armado, e também a maior mobilização popular de sua história. Homens e mulheres - estudantes, políticos, industriais- participaram da revolta contra Getúlio e o governo provisório de São Paulo.

O desequilíbrio entre as forças governistas e constitucionalistas era grande. O governo federal tinha o poder militar e os rebeldes contavam apenas com a mobilização civil. As tropas paulistas lutaram praticamente sozinhas contra o resto do país. As armas e alimentos eram fornecidos pelo próprio estado, que mais tarde conseguiu o apoio do Mato Grosso.

Cerca de 135 mil homens aderiram à luta, que durou três meses e deixou quase 900 soldados mortos no lado paulista - quase o dobro das perdas da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.

Embora o movimento tenha nascido de reivindicações da elite paulista, ele teve ampla participação popular. Um dos motivos foi a utilização dos meios de comunicação de massa para mobilizar a população. Os jornais de São Paulo faziam campanha pela revolução, assim como as emissoras de rádio, que artingiam audiência bem maior.

Até hoje, a história da Revolução de 32 é mal contada. Ou, pelo menos, é contada de duas formas. Há a versão dos governistas (getulistas) e a dos revolucionários (constitucionalistas). Durante muito tempo, a versão dos getulistas foi a mais disseminada nos livros escolares do país, mas hoje, com uma maior participação dos professores na escolha do material didático, a história também já é contada sob a ótica dos rebeldes.

A importância do movimento é incontestável. Seu principal resultado foi a convocação da Assembléia Nacional Constituinte, dois anos mais tarde. Mesmo assim, a Revolução de 32 continua como um dos fatos históricos do país menos analisados, tanto no tocante às causas quanto em relação às suas conseqüências. Os livros didáticos ainda trazem pouco sobre o tema.

M.M.D.C.A.



M.M.D.C. é o acrônimo pelo qual se tornou conhecido o levante revolucionário paulista, em virtude das iniciais dos nomes dos estudantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos pelas tropas federais num confronto ocorrido em 23 de maio de 1932, que antecedeu e originou a Revolução Constitucionalista de 1932. Em 13 de janeiro de 2004, foi promulgada a lei estadual paulista número 11.658, denominando o dia 23 de maio como "Dia dos Heróis MMDCA", em homenagem a Orlando de Oliveira Alvarenga, alvejado também em 23 de maio e que veio a falecer em 12 de agosto de 1932. A toponímia da cidade de São Paulo homenageia todos os nomes e datas da Revolução: as ruas Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo, Alvarenga e MMDC se intercruzam no bairro do Butantã, assim como duas das vias arteriais da cidade homenageiam as datas mais importantes do evento: 23 de Maio e 9 de Julho. Atualmente os corpos dos estudantes estão no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Em 1932, o Brasil estava vivendo um período da ditadura varguista em que o país se encontrava sem uma Constituição que formasse uma identidade nacional. Não havia Congresso Nacional, assembléia legislativa nem câmaras municipais. Contra isso a sociedade paulista começou a se organizar e os estudantes paulistas prepararam uma série de manifestações contra Getúlio Vargas que eclodiram pela capital paulista, em um clima crescente de revolta no dia 23 de maio daquele ano. Um grupo tentou invadir a Liga Revolucionária - organização favorável ao regime e que ficava situada nas proximidades da praça da República. Os governistas resistiram com armas e acabaram matando os jovens: Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade.Três se encontravam mortos ao final do confronto, o quarto morreu em virtude dos ferimentos, algum tempo depois. Um quinto ferido, o estudante Orlando de Oliveira Alvarenga, morreu alguns meses depois e, por este motivo, não teve seu nome associado ao movimento. As iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo serviram para formar a sigla MMDC que passou a representar uma organização civil clandestina, que, entre outras atividades, oferecia treinamento militar. A esse episódio seguiu-se uma intensa campanha de alistamento voluntário, a 10 de julho, em diversos postos distribuidos pelo estado e veio a culminar com a Revolução constitucionalista de 32. Em agosto de 1932, um quinto estudante, também ferido no dia 23 de Maio, juntamente com Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo morre no hospital. Seu nome, Alvarenga. Hoje, algumas pessoas adicionam sua inicial à sigla MMDC, que também é conhecida como MMDCA.

8 DE JULHO DIA DO PANIFICADOR


Dia do Panificador
Conta a história portuguesa que, no ano de 1333, sob o reinado de D. Diniz, casado com D. Isabel, houve uma fome terrível. Para melhorar a situação, D. Isabel empenhou suas jóias para poder comprar trigo de outras regiões e assim, poder manter seu costume de distribuir pão aos pobres.

Em um dos dias de distribuíção, o rei apareceu inesperadamente. Com medo de ser censurada, ela escondeu os pães em seu regaço. O rei percebendo o gesto perguntou: "Que tendes em seu regaço?". A rainha

respondeu em voz trêmula: "São rosas, meu senhor". O rei, não acreditando, pediu para vê-las. Isabel abriu os braços e, para surpresa de todos, caíram ao chão rosas frescas e perfumadas. O rei não se conteve e beijou as mãos da esposa enquanto, os povres gritava: "Milagre, milagre!".

Atualmente, comemora-se no dia 08 de julho, o dia de Santa Isabel. Por isso, neste dia é comemorado também o dia do panificador. A panificação é uma atividade muito antiga. Os primeiros pães foram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas. A utilização de fornos de barro para cozimento dos mesmos começou com os egípcios.

Na Europa o pão chegou através dos gregos. O pão romano era feito em casa, pelas mulheres, e depois passou a ser fabricado em padarias públicas. Foi aí que surgiram os primeiros padeiros. No século XVII, a França tornou-se o centro de fabricação de pães de luxo, com a introdução dos modernos processos de panificação. No Brasil, a chegada do pão ocorreu no século XIX. No início, a fabricação do pão era uma espécie de ritual, com cerimônias. Com a chegada dos imigrantes italianos, a atividade de panificação começou a se expandir.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

AS VOLTAS QUE A GENTE DA.....


As voltas que a gente dá...

Vou contar uma história...

Dia 26/06/2010 foi aniversário do meu filho menor.
Ele completa 10 anos dia 01/07 mas, como é férias resolvemos comemorar dia 26.
Festa vai, festa vem, convidados chegando, muitos presentes e, eis que, chegam os meus sobrinhos o Gu e a Cíntia.
E adivinha o que o meu filhote ganhou?
- Uma calopsita!!!
Confesso que na hora me deu um frio na barriga porque tenho uma gata de nome mimi e mais 2 colisas ( peixes ornamentais ), um em cada aquário.
Pensando na cadeia alimentar, imaginei:
- Pássaros gostam de peixes e gatos gostam de pássaros.
Levamos a bichinha lá pra cima pois, estávamos no salão de festas do prédio onde moramos.
A criançada passou o resto da festa subindo e descendo para ver a calopsita.
E entre broncas e gritos, sossegaram um pouco de tempo, distraídos com os apitos e folias da festa.
Quando a festa terminou a bichinha estava na gaiola assustadíssima e a mimi ( a gata ), só de olho.
Cobrimos a gaiola e fomos dormir, mimi trancada, tudo bem.
Dia seguinte nada da calop se alimentar e tremia de medo.
Resolução da família, vamos devolver o presente.
Aí é que entra o melhor da história.
Minha sobrinha possivelmente comprou a calopsita com muita vontade de te-la mas, por algum motivo o meu sobrinho que é marido dela, não concordou.
E não é que ela ficou muito feliz?
Segundo os meus sobrinhos disseram, a calop é do Eric, mas nós é que vamos cuidar.
O certo é que o Eric não vai à casa deles, quase nunca ( risos ) e quando for não vai poder toca-la pois, quando não tem contato ela bica.
Tristeza do meu filho ao devolve-la, felicidade da minha sobrinha ao recebe-la.
A verdade é que no fundo, ela queria muito a calop!
Não fiquei triste, muito pelo contrário, a calop está em boas mãos.
Mas que volta heim !
Às vezes é preciso sair do Ipiranga, ir até Guarulhos para poder voltar para o Ipiranga 2 ruas depois, ( risos ).
Mas, valeu !!!